O nome laser é um acrônimo em inglês para "Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação". A descoberta do laser, feita pelo físico norte-americano Theodore Maiman em 1960. Naquela época ninguém acreditava no físico, apesar de Einstein afirmar em um artigo publicado em 1917 sobre a importância que poderia ter o feixe de luz.
É produzido por materiais como o cristal de rubi dopado com safira, mistura de gases no caso do hélio e neônio, dispositivos de estado sólido como Laser Díodo, moléculas orgânicas como os lasers de corante.
É um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática, coerente e colimada.
Por suas propriedades especiais, o laser é hoje utilizado nas mais diversas aplicações: médicas (cirurgias), industriais (cortar metais, medir distâncias), pesquisa científica (pinças ópticas), comerciais (leitores de códigos de barras), no campo bélico (miras lasers) e mesmo todos os dias em nossas casas (aparelhos leitores de CD e DVD)
O laser, uma das invenções científica mais revolucionária, completa meio século em 2010. Durante esse tempo se desenvolveram as mais variadas aplicações práticas em torno dele. Astronomia, comunicações, medicina, artes, entretenimento e muitas outras áreas têm experimentado uma evolução com esta invenção.
O inventor
Theodore Harold "Ted" Maiman nasceu em Los Angeles, Califórnia em 11 de julho de 1927 e faleceu 05 de maio de 2007 em Vancouver, Canadá. Foi um americano físico que fez o primeiro LASER. Maiman recebeu muitos prêmios e honrarias por seu trabalho, e foi o autor de um livro intitulado The Odyssey Laser, que descreve os acontecimentos que envolveram a criação do primeiro laser.
Em sua adolescência, ele ganhou dinheiro para a faculdade, consertando aparelhos elétricos e rádios. Ele frequentou a Universidade do Colorado, e recebeu um BS em Engenharia Física em 1949, em seguida, passou a fazer o trabalho de pós-graduação na Universidade de Stanford, onde recebeu um MS em engenharia elétrica em 1951 e um Ph.D. em física em 1955.
Fontes:
- http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4393227-EI12882,00-Invencao+do+raio+laser+completa+anos.html
Postado por: Mateus Zarpelon
Nenhum comentário:
Postar um comentário