Rádio KIDS

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gregory Goodwin Pincus e a Pílula Anticoncepcional.

   Gregory Goodwin Pincus nasceu a 9 de abril de 1903, estudou em universidades renomadas e foi professor, mas concentrou seus estudos em hormônios da reprodução dos mamíferos e foi o principal desenvolvedor da pílula anticoncepcional oral.

  Gregory descobriu os derivados da progesterona que mais inibiam a ovulação, os estrógenos e progestágenos. Ele provou que esses hormônios podiam impedir a ovulação feminina, interrompendo assim o ciclo menstrual. Com esses hormônios, de forma combinada é possível fazer com que o organismo feminino não produza os hormônios naturais e então a ovulação não ocorre. Há uma glândula no cérebro, chamada de hipófise, que produz alguns hormônios que estimulam a produção de hormônios no ovário, mas quando a mulher toma a pílula anticoncepcional, a hipófise entende que já há hormônio suficiente no corpo e deixa de produzir os seus hormônios. Assim a ovulação não acontece e a mulher não tem como engravidar. Tornou-se assim, o método mais eficaz para evitar a gravides.


   Foi em 1953 que Gregory apresentou a sua patrocinadora a primeira versão da pílula anticoncepcional. A pílula foi denominada inicialmente de Enovid, sendo testada em animais e mais tarde em várias mulheres de Porto Rico, Estados Unidos e Haiti. Ela foi aprovada em 1960 e começou a ser vendida no Brasil somente dois anos depois.

   Gregory Goodwin Pincus morreu em 22 de agosto de 1967.
   
   Por Luana Thums.

Nenhum comentário:

Postar um comentário