DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil). Contêm dados no formato digital, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995.
No início de 1990 dois tipos de discos-ópticos de alta capacidade estavam em desenvolvimento: um era o MultiMedia Compact Disc (MMCD), liderado pela Philips e Sony, e o outro era o Super Density Disc (SD), patrocinado pela Toshiba, Time-Warner, Panasonic, Hitachi, Mitsubishi, Pioneer, Thomson e JVC.
Philips e Sony abandonaram o formato MMCD e concordaram o formato da Toshiba com duas modificações relacionadas com a tecnologia implicada. A primeira foi a geometria que permitisse o "push-pull" (pular) das faixas (assim como no CD, podem ser feitos saltos de uma música para outra, enquanto numa videocassete não há como fazer isso rapidamente), que era uma tecnologia conjunta da Philips e Sony.
Em maio de 1994, as empresas Sony e Philips anunciaram que iriam trabalhar cooperativamente no desenvolvimento de uma nova mídia de alta densidade, conhecido hoje em dia com o nome de Digital Vídeo Disk (DVD). Essa tecnologia chegou para substituir os compact disks (CD-ROM) para computadores e o VHS. O DVD é um disco do mesmo tamanho e formato que um CD normal, só que ele armazena 5 ou 10 vezes mais dados do que o cd normal. A distribuição de games e softwares mudou totalmente depois do lançamento do DVD, agora jogos que tinham 5 CDs normais podem ser lançados em apenas um. Vídeos em DVD têm uma qualidade extrema chegando quase no mesmo nível que cinema, o som é de CD e de fácil uso.
A Sony foi a primeira a mostrar a tecnologia de DVD para o público. John Eargle descreveu a demonstração que foi feita na feira Winter Consumer Electronic no começo de janeiro de 1995.
Fontes:
Postado por: Mateus Zarpelon
Nenhum comentário:
Postar um comentário