Rádio KIDS

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Frederick Koenig e a Impressão.

   Frederick Koenig nasceu em 17 abril, 1774 em Eisleben. Inicialmente ele estudou na escola popular, mas visto a sua inteligência e aplicação ele logo começou a ter aulas com um pastor protestante, e com seu desempenho excelente ele começou a frequentar um instituto de nome renomado.

   Apesar de boas notas, Koenig teve que abandonar seus estudos e começar a aprender um ofício, devido à prematura morte de seu pai. Sua escolha recaiu na impressão de livros. Em 1790 começa a aprender o ofício de impressor em uma casa editora. Dai em diante a máquina de impressão passou a “dominar” a vida de Koenig.

   Em 1803 ele começa a construir um novo tipo de máquina de impressão, mas não o conclui. Em 1811, em Londres, ele concebe uma prensa mecânica que reduziu as nove operações do prelo Stanhope a somente três:
1-      Colocar no local o papel;
2-      Pôr em marcha a tábua de entintagem e impressão ao mesmo tempo e
3-      retirar o papel impresso.


   Essa máquina de impressão trabalhou pela primeira vez na oficina tipográfica de George Woodfall e Richard Taylor, em Londres, imprimindo 3000 exemplares do Annual Register.

   Em 1812, Koenig cirou outra máquina, seu órgão impressor era dividido em três partes, sendo que cada uma dessas partes eram utilizadas num movimento de vaivém do órgão tipográfico, sendo assim impressos três exemplares em cada volta completa do cilindro. Inicialmente a máquina funcionava por força braçal, mas depois foi adaptada a vapor, passando a imprimir 1100 exemplares por hora.

   E em 1816, Koenig inventa uma máquina capaz de imprimir simultaneamente à frente e o verso de uma folha. Em 1817 ele compra o convento Obernzel, e em sociedade com seu amigo Andreas Bauer fundou aí a König & Bauer. A empresa é hoje uma das líderes em máquina de impressão de alta performa-se.

   Koenig morreu em 17 de janeiro no ano de 1833.

   Por Luana Thums.


Nenhum comentário:

Postar um comentário