Usados para aquecer os alimentos por meio da agitação das moléculas, os fornos microondas surgiram de forma ocasional.
Percy L.Spencer. |
Na tentativa de produzir o magnéton em grande escala, cientistas britânicos entraram em contato com os Estados Unidos para utilizar-se de seu parque industrial e produzir o aparelho. Foi quando os cientistas britânicos escalados para a operação encontraram um engenheiro americano chamado Percy L. Spencer (1894-1970). Spencer aperfeiçoou o projeto do magnéton inglês e passou a produzi-lo na Cia. Raytheon, de sua propriedade. Ao final da Guerra, a Raytheon foi responsável por cerca de 80% de todos os magnétons produzidos, e pulou de apenas quinze funcionários para mais de cinco mil.
E Spencer percebeu que havia a geração de calor quando as micro-ondas eram emitidas. Em 1945, ele trabalhava em no aperfeiçoamento de um magnéton quando notou que uma barra de chocolate que estava em seu bolso, estava derretendo, justamente quando ele estava diante do tubo de emissão de radiação. Spencer ficou intrigado com o que acontece e, então, conduziu mais experimentos, como por exemplo, colocar milho de pipoca e ovos crus em frente ao tubo de micro-ondas do magnéton.
Em 1946‚ descobriu–se que estas microondas tendem a polarizar as moléculas da água‚ fazendo com que elas girem‚ alinhando o seu eixo polar com o campo magnético. Trocando em miúdos‚ todo este movimento (de aproximadamente 2500 milhões de ciclos por segundo)‚ gera calor. Como as microondas são capazes de penetrar profundamente na matéria orgânica‚ um alimento atingido por elas é aquecido em todo o seu volume‚ já que o calor é gerado em seu interior. Este aquecimento interno quase uniforme diminui consideravelmente os tempos de aquecimento. Primeiro‚ porque não é necessário esperar que o calor chegue ao interior dos alimentos. Segundo‚ pois permite o uso de potências mais elevadas sem riscos de queimar a comida.
Após um ano, Spencer requereu a primeira patente sobre a utilização das micro-ondas para o aquecimento de alimentos. E foi em 1947 que Spencer apresentou o primeiro forno de micro-ondas da história. O princípio de funcionamento do forno de Spencer é muito parecido com o atual:
Esquema de funcionamento do forno de micro-ondas |
E é exatamente por isso que os fornos de micro-ondas são retangulares: esta fora geométrica propicia as ondas atingirem o alimento em vários ângulos diferentes, cozinhando-o por igual e de forma mais rápida do que nos fogões a gás.
Fontes:
Postado por: Mateus Zarpelon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário