Rádio KIDS

domingo, 7 de agosto de 2011

SUBMARINO

  O americano Simon Lake, que viveu entre 1866 e 1945, é considerado o pai do submarino, por ter construído, em 1898, um modelo capaz de submergir em alto-mar. Antes disso, no entanto, por volta de 1620, o holandês Cornelis J. Drebbel havia conseguido navegar com um submarino no rio Tâmisa, na Inglaterra. A invenção do submarino foi importante para a guerra naval, sendo que, nas duas guerras mundiais, os submarinos alemães quase derrotaram, sozinhos, os aliados ocidentais. Os modelos convêncionais (diesel-elétricos) precisam subir à superfície, em curtos períodos, para recarregar as baterias que movem seus motores elétricos. Durante a década de 1950, com o desenvolvimento da propulsão nuclear, os submarinos tornaram-se independentes da atmosfera, indo à superfície apenas para obter suprimentos para a tripulação. Poucos países possuem submarinos nucleares: China, EUA, Federação Russa, França e Reino Unido. A maioria das frotas ainda é constituída por submarinos convêncionais.
Submarino - é uma embarcação especializada para operar submersa, tendo sido largamente usadas pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, sendo usado por todas as grandes marinhas atualmente. Submarinos civis e submergíveis são usados com fins científicos tanto na água doce quanto salgada para trabalhar em profundidades muitos grandes para mergulhadores humanos.


Atualmente existem vários tipos de submarinos, onde as mais importantes são os nucleares que podem estar durante vários meses submergidos, sua única limitação é o alimento. Alguns possuem armas nucleares, fazendo com que as nação que os possua, tenha, mas possibilidades em uma batalha, é indiscutívelmente a melhor arma de guerra criado pelo homem.
O inventor holandês Cornelius Drebbel construiu o primeiro submarino da história. Drebbel havia sido contratado pelo rei da Inglaterra como inventor e tentou convencer a marinha britânica que estes submarinos eram o futuro.
Navegar em águas profundas e conhecer um mundo diferente, o misterioso fundo do mar. Saiba que tempos atrás muitos cientistas, inventores e até escritores – como o francês Júlio Verne, autor do conto publicado nesta edição – já sonharam com aventuras debaixo d’água. Hoje, explorações desse tipo se tornaram possíveis graças ao submarino!

Esse meio de transporte subaquático é feito de metais super-resistentes, como o aço, porque sua estrutura precisa suportar a grande pressão que existe no fundo dos oceanos. Sua forma também é especial, muitos são inspirados no corpo das baleias – já reparou como esses gigantes marinhos entram e saem da água com facilidade?

Dentro do submarino há comandos como rádio, radar e outros sistemas que fazem a navegação ter comunicação com a terra. Em filmes e desenhos animados, podemos ver que os submarinos ora aparecem submersos, ora flutuando. E como funciona isso? Bem, para flutuar, a embarcação precisa se tornar menos densa do que a água; para afundar, mais densa. 


Postado por Jucimar Sabadin

Nenhum comentário:

Postar um comentário