Richard Trevithick nasceu em 1771, em Illogan, Conrwall, mesmo quando jovem já era possível perceber que ele tinha aptidão para a engenharia.
Quando adulto ele dedicava-se a design de motores a vapor, construindo máquina leves e pequenas, mas com caldeiras fortes, onde era possível gerar pressões a vapor mais altas, sendo assim mais energia.
Trevithick tinha fascínio pela possibilidade da máquina a vapor, e em 1796 produziu um trabalho de motor e caldeira.
Incentivado pelo sucesso, Trevithich produziu o “Diabo Puffing”, a maior locomotiva a vapor da estrada. Na véspera de Natal de 1801 ele e seus amigos fizeram uma pequena viajem com ela, mas Diabo Puffing não conseguiu segurar o vapor por muito tempo, tornando assim seu uso impraticável. Ele foi apoiado por vários patrocinadores, mas seus projetos mostravam-se demasiados pesados ou quebravam. Em 1804, ele criou a primeira locomotiva a vapor para andar com êxito sobre os trilhos. A locomotiva fez três viagens, mas ela era tão pesada que quebrou os trilhos em todas as vezes e o projeto foi então abandonado.
A projeto seguinte foi chamado de “Catch me who can”, no verão de 1808 ela percorreu uma pista circular, alcançando 12 quilômetros por hora, mas também mostrou-se demasiada pesada para os trilhos.
Suas invenções eram avançadas de mais para a época. Além das locomotivas ele também construiu barcos a vapor, máquinas de debulhar e de dragar.
Desencorajado pela falta de apoio financeiro, tempos depois ele trabalhou como engenheiro de minas no Peru, onde juntou dinheiro suficiente para comprar sua própria mina de prata, mas perdeu tudo quando foi forçado a sair do país em consequência a uma guerra. Dai em diante Trevithick sofreu um fracasso financeiro atrás do outro até que em 22 de abril de 1833 ele morreu, na pobreza e com seus inventos pouco reconhecidos, mas hoje em dia ele é creditado como o pai da locomotiva a vapor.
A locomotiva a vapor foi uma das invenções mais importantes da revolução industrial, e também impulsionou esse grande período de novas tecnologias.
Por Luana Thums.
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