Michael Faraday nasceu em 22 de setembro em 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Faraday vem de uma família pobre, que enfrentava dificuldades para lhe dar uma boa educação. Perdeu seu pai cedo, e com 13 anos sabia somente o necessário para ler escrever e um pouco de matemática. Nessa época ele já estava trabalhando, ajudando no transporte de materiais e nas encadernações de uma livraria. Ele lia todos os livros que lhe permitiam e isso chamou atenção das pessoas, incluindo clientes do local.
Seus trabalhos e contribuições mais importantes e conhecidos são relacionados a fenômenos da eletricidade e do magmatismo. Faraday foi principalmente um experimentalista mesmo sem conhecimento da matemática avançada. Suas descobertas científicas são significativas em áreas modernas da física e da química.
Faraday sabia que uma corrente elétrica exerce uma força sobre um polo magnético que lhe fica próximo, então essa força talvez pudesse fazer com que um polo magnético gira-se em torno de um fio conduzindo corrente. Para defender essa ideia, em 1821, ele criou um aparelho que mostrava esse efeito circular. Esse aparelho ficou conhecido como motor de Faraday, sendo o primeiro motor elétrico construído, com o objetivo de mostrar a rotação eletromagnética. Ele criou um gerador de corrente contínua.
Faraday dedicou-se também a química, descobrindo o benzeno e conseguindo, através de compressão e esfriamento num aparelho simples que ele inventou, liquefazer quase todos os gases conhecidos da época.
Faraday morreu em 25 de Agosto de 1867, aos 75 anos, e foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Ele é considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.
Por Luana Thums.
Nenhum comentário:
Postar um comentário