Rádio KIDS

domingo, 31 de julho de 2011

Thomas Alva Edison e a Invenção do Fonógrafo.

   Thomas Alva Edison  (11 de Fevereiro de 1847 - 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos EUA que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Entre eles, podemos encontrar o “fonógrafo”.
 O Fonógrafo é um sistema de gravação e reprodução inventado em 1857. O fonógrafo foi o primeiro aparato capaz de registrar sons em cilindros de papel, metal ou cera. se assemelhando ao fonoautografo.
  O aparelho consistie em um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estranho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
  Thomas Edison trabalhou nesse projeto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho" e reproduzia-a.
  Apesar de ter sido desenvolvido por Edison como um equipamento para o registro da voz falada, o Fonógrafo foi rapidamente adotado como meio para registro musical, abrindo possibilidades ainda não existentes para o registro da música popular pelo Mundo.


Por Marceli Franceschi.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%B3grafo
http://www.infopedia.pt/$fonografo

Nikolaus August Otto e o Motor de Quatro-tempos (motor à gasolina)

  Nikolaus August Otto nasceu em 10 de junho de 1832 e foi o inventor do motor de combustão interna nomeadamente do ciclo de Otto (motor a gasolina). Em 1876, uma idéia técnica impressionante virou realidade: o engenheiro alemão Nicolaus construiu o primeiro motor com ciclo de quatro-tempos. O princípio da “indução, compressão, ignição e exaustão”, aplicado na sua máquina de força de combustão continua sendo aplicado, sem ter sido modificado na fabricação de motores atuais. 
  Em pouco tempo o novo motor de Otto foi desenvolvido por Mayback ficando pronto para produção em série, sendo posto no mercado em 1876 sob o nome de “Deutzer A-motor” com, em média, 3 cavalo-vapor. No próximo ano a potência do motor pôde ser elevada em 5 cavalo-vapor.
  Finalmente em 1883, Otto construiu um motor que também usava petróleo. Karl Benz aperfeiçoou o motor com ciclo de quatro tempos e logo apresentou o primeiro automóvel em 1886.



  Por Marceli A. S. Franceschi.
  Fonte: http://www.discoverybrasil.com/autos/pioneros/index.shtml 

Alexandre Graham Bell e a Aplicação de patente para o telefone.



   Alexander Graham Bell era filho de Eliza Grace Symonds e Alexander Melville Bell, nasceu em 3 de março de 1847, em Edimburgo (Escócia). Sua mãe era surda desde a adolescência, e seu pai era especialista em problemas auditivos e instrutor de deficientes auditivos.
   Quando tinha por volta de 14 anos, ele e seus irmãos construíram uma réplica do aparelho fonador, formado por palato, dentes, lábios e cordas vocais.
   Mais tarde, ingressou na universidade e logo começou a trabalhar como assistente de seu pai em Londres. Mudou-se para o Canadá e em 1871 para os EUA. Em 1872, em Boston, Bell abriu uma escola para deficientes auditivos.
   Em 1873, Graham Bell passou a lecionar Fisiologia Vocal na universidade de Boston. Foi então que deu início a suas pesquisas sobre como utilizar a eletricidade na transmissão de sons, idéias que vinha desenvolvendo desde os 18 anos. No ano seguinte, enquanto trabalhava em um telégrafo múltiplo, desenvolveu as idéias básicas do que seria o telefone.
   No dia 14 de fevereiro de 1876, entregou o pedido de patente de seu invento, o telefone, ao escritório responsável pelas patentes. Em 1879, após fechar a recém lançada American Bell Telephone Company, fundou um laboratório no Canadá, onde continuaram suas experiências.
  Alexander Graham Bell, além de inventar (e patentear) o telefone, teve em seu nome mais 17 patentes, e outras 12 em conjunto com alguns colaboradores. Em 1898, foi nomeado presidente da National Geographic Society.
  Faleceu aos 75 anos, no dia 2 de agosto de 1922 em Beinn Bhreagh, Canadá.

Por Marceli A. S. Franceschi.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell
http://educacao.uol.com.br/biografias/alexander-graham-bell.jhtm

sábado, 30 de julho de 2011

Louis Jacques Mandé Daguerre e a Fotografia.

   Louis Jacques Mandé Daguerre nasceu em 8 de novembro de 1787, foi um pintor e físico francês, inventou o processo prático de fotografia. Apesar de a primeira foto ser de Nicéphore Niépce, em 1826/27, ela era de má qualidade e seu processo de desenvolvimento era muito demorado, levando 8 horas para ficar pronto, e o processo de Daguerre necessitava apensa de 20 a 30 minutos.

   Daguerre inventou um aparelho capaz de fixar em uma placa metálica, a imagem permanente. O processo era realizado através de uma chapa de cobre sensibilizada com vapores de iodo e revestida de prata posta em uma câmera escura, que era exposta a luz durante uns 20 minutos. Depois a imagem era revelada no escuro, com vapor de mercúrio e fixada com hipossulfito de sódio, obtendo-se assim a imagem, mas ela não podia ser replicada. Como a sua invenção foi bem sucedida, ele passou a receber do governo francês uma pensão, que lhe permitiu ter uma vida confortável, até os fins de seus dias.

   Daguerre morreu em 10 de Julho de 1851.

   Por Luana Thums.

John Logie Baird e a Televisão.

   John Logie Baird nasceu em 14 de agosto de 1888, em Helensburgh. Baird era fascinado pela mecânica, por motores e eletricidade, ele costumava ler muitos livros e revistas sobre o assunto. Ele era também deslumbrado com a ideia de uma máquina que pudesse transmitir imagens de acontecimentos que ocorriam no mundo inteiro.

   Em 1924, através de um dispositivo geométrico de captação de imagem capaz de enviá-la de um lugar para outro por meio de um condutor eléctrico, Baird conseguiu enviar imagens estáticas de um sistema mecânico de televisão analógica de objetos em movimento, produzidos em esboço, transmitindo contornos tremeluzentes de objetos. Em 1925, foram transmitidos rostos de pessoas, sendo as primeiras imagens de humanos reconhecíveis na TV. As imagens tinham 30 linhas verticais e uma frequência de reprodução de 5 imagens por segundo.

   Em 1926, Baird assinou um contrato com a BBC e passou a fazer transmissões experimentais. Em 1927, fundou a “Companhia de Desenvolvimento de Televisão Baird, onde em 1928 realizou a primeira transmissão transatlântica de televisão, o primeiro programa de televisão para a BBC e a primeira demonstração de sua TV em cores. Em 1931 realizou a sua primeira transmissão ao vivo.

   Baird morreu em 1946 com 58 anos de idade.

   Por Luana Thums.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Michael Faraday e o Motor Elétrico.

   Michael Faraday nasceu em 22 de setembro em 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Faraday vem de uma família pobre, que enfrentava dificuldades para lhe dar uma boa educação. Perdeu seu pai cedo, e com 13 anos sabia somente o necessário para ler escrever e um pouco de matemática. Nessa época ele já estava trabalhando, ajudando no transporte de materiais e nas encadernações de uma livraria. Ele lia todos os livros que lhe permitiam e isso chamou atenção das pessoas, incluindo clientes do local.

  Seus trabalhos e contribuições mais importantes e conhecidos são relacionados a fenômenos da eletricidade e do magmatismo. Faraday foi principalmente um experimentalista mesmo sem conhecimento da matemática avançada. Suas descobertas científicas são significativas em áreas modernas da física e da química.

   Faraday sabia que uma corrente elétrica exerce uma força sobre um polo magnético que lhe fica próximo, então essa força talvez pudesse fazer com que um polo magnético gira-se em torno de um fio conduzindo corrente. Para defender essa ideia, em 1821, ele criou um aparelho que mostrava esse efeito circular. Esse aparelho ficou conhecido como motor de Faraday, sendo o primeiro motor elétrico construído, com o objetivo de mostrar a rotação eletromagnética. Ele criou um gerador de corrente contínua.

   Faraday dedicou-se também a química, descobrindo o benzeno e conseguindo, através de compressão e esfriamento num aparelho simples que ele inventou, liquefazer quase todos os gases conhecidos da época.

   Faraday morreu em 25 de Agosto de 1867, aos 75 anos, e foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Ele é considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.

   Por Luana Thums.

Carl Von Linde e o Refrigerador.

   Carl Von Linde foi um inventor alemão, que nasceu no dia 11 de julho de 1842 em Berndorf, estudou engenharia e começou a lecionar no ano de 1868. Seus trabalhos mais importantes são relacionados a temperaturas muito baixas e a liquefação de ar.

   Gabriel Sedlmayr, um amigo da cervejaria, pediu para Linde desenvolver um sistema de refrigeração, para que fosse possível produzir cerveja durante o ano todo. Em 1879 o alemão Carl Von Linde fabrica a primeira geladeira doméstica.

   Em 1879 Linde deixou o ensino para se concentra na pesquisa e em 1891, tinha vendido 12.000 refrigeradores domésticos, na Alemanha e nos EUA. Obtendo sucesso na sua máquina de refrigeração, Linde se concentrou no seu próximo projeto, e em 1895 ele criou uma máquina capaz de produzir grandes quantidades de gás liquefeito, que antes disso só eram produzidos em quantidades pequenas. E em 1902, ele desenvolveu um método para separa oxigênio líquido puro e nitrogênio do ar puro, também em grandes quantidades, o que era comercialmente valioso.

   Linde morreu no dia 16 de novembro, de 1934 em Munique. Suas descobertas foram uma base importante para a tecnologia moderna de refrigeração.

   Por Luana Thums.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Johann Philipp Reis e o Telefone.

   Johann Philipp Reis nasceu em Gelnhausen, uma pequena cidade na Alemanha, no ano de 1834. Órfão de pai e de mãe, ele foi criado por sua avó que matriculo-o em um instituto bem conceituado, mas a sua inteligência foi notada por um professor local, que incentivou sua tutora a seguir com os estudos de Reis em outra escola. Reis passava muito tempo na biblioteca de sua escola lendo sobre tudo o que encontrava sobre as matérias que mais gostava, geografia, matemática, física e idiomas. Ele aprendeu a falar francês, inglês, italiano e latim. Seu interesse pela ciência começou a aflorar-se, mas isso não pagaria suas contas. Durante um tempo ele foi professor, onde descobriu que gostava de ensinar, nesse tempo ele também juntou-se a Sociedade de Física de Frankfurt.

   “On a radiação de Energia Elétrica”, seu primeiro trabalho, foi submetido em 1958, à revista Der Annalen PhysiK, onde foi rejeitado, sendo um golpe duro para Reis.
   
   Reis, então, voltou a sua atenção de um aparelho que pudesse transmitir som através da eletricidade.

   Em 1861, Reis fez uma apresentação de seu aparelho diante da sociedade alemã, onde foi possível ouvir um profissional cantar uma música, estando a 100 metros de distância, mas só foi possível reconhecer a sequencia dos sons musicais, não era possível definir as palavras.

   Depois de algum tempo, as tentativas de Reis começaram a produzir efeitos significativos e as primeiras palavras que saíram de seu aparelho foram “das pferd frisst keinen gurkensalat" ou “o cavalo não come salada de pepino”. Reis chamou esse aparelho de Telephon, o primeiro nome que apareceu em conexão com a transmissão de som elétrica. Seu aparelho foi baseado na teoria de Charles M. Bourseil (um telegrafista francês). A diferença era que, ao invés de enviar sinais, batendo com os dedos em um interruptor, era a voz que fazia o aparelho funcionar, e mais, a frequência do som que saia do aparelho transmissor tinha a mesma frequência do som ouvido no aparelho receptor.

   Reis acreditou em sua invenção, mesmo quando ninguém mais o fazia. Certa vez Reis foi convidado a emitir uma descrição de sua invenção no Annalen (anuário), mas a resposta de Reis foi “obrigado muito muito, professor, mas está demasiado atrasado. Eu não o emitirei agora. Meu instrumento tornar-se-á sabido sem nenhuma escrita no Annalen”.

   Mais tarde, Reis dedicou-se somente ao estudo da ciência, mas sua saúde era um obstáculo, e no dia 14 de janeiro em 1874, após uma doença longa e dolorosa ele faleceu.

   Reis foi enterrado no cemitério de Friedrichsdorff, e quatro anos após a sua morte, depois da introdução do telefone falador, os membros da sociedade física de Frankfurt ergueram um obelisco de arenito vermelho que carrega um retrato medalhão sobre sua sepultura.

   Por Luana Thums.

Richard Trevithick e a Máquina a Vapor.

    Richard Trevithick nasceu em 1771, em Illogan, Conrwall, mesmo quando jovem já era possível perceber que ele tinha aptidão para a engenharia.

   Quando adulto ele dedicava-se a design de motores a vapor, construindo máquina leves e pequenas, mas com caldeiras fortes, onde era possível gerar pressões a vapor mais altas, sendo assim mais energia.

   Trevithick tinha fascínio pela possibilidade da máquina a vapor, e em 1796 produziu um trabalho de motor e caldeira.

   Incentivado pelo sucesso, Trevithich produziu o “Diabo Puffing”, a maior locomotiva a vapor da estrada. Na véspera de Natal de 1801 ele e seus amigos fizeram uma pequena viajem com ela, mas Diabo Puffing não conseguiu segurar o vapor por muito tempo, tornando assim seu uso impraticável. Ele foi apoiado por vários patrocinadores, mas seus projetos mostravam-se demasiados pesados ou quebravam. Em 1804, ele criou a primeira locomotiva a vapor para andar com êxito sobre os trilhos. A locomotiva fez três viagens, mas ela era tão pesada que quebrou os trilhos em todas as vezes e o projeto foi então abandonado.

   A projeto seguinte foi chamado de “Catch me who can”, no verão de 1808 ela percorreu uma pista circular, alcançando 12 quilômetros por hora, mas também mostrou-se demasiada pesada para os trilhos.

   Suas invenções eram avançadas de mais para a época. Além das locomotivas ele também construiu barcos a vapor, máquinas de debulhar e de dragar.

   Desencorajado pela falta de apoio financeiro, tempos depois ele trabalhou como engenheiro de minas no Peru, onde juntou dinheiro suficiente para comprar sua própria mina de prata, mas perdeu tudo quando foi forçado a sair do país em consequência a uma guerra. Dai em diante Trevithick sofreu um fracasso financeiro atrás do outro até que em 22 de abril de 1833 ele morreu, na pobreza e com seus inventos pouco reconhecidos, mas hoje em dia ele é creditado como o pai da locomotiva a vapor.

  A locomotiva a vapor foi uma das invenções mais importantes da revolução industrial, e também impulsionou esse grande período de novas tecnologias. 

    Por Luana Thums.

Introdução

   Antigamente muitas ideias eram consideradas loucuras pela grande maioria das pessoas, mas muitas dessas loucuras hoje em dia são muito úteis para nós e muitas tornaram-se indispensáveis. 

   Se não fosse pelas invenções que vem sendo criadas e descobertas durante todos esses anos, provavelmente toda nossa comodidade de agora seria reduzida a pouca. As invenções vêm como um bem maior para a população, ela nos proporciona facilidade, lazer, comodidade e desenvolvimento. Três vivas para nossos inventores por suas descobertas e criações.

   O que nos resta é apostar nas ideias dos loucos e desfrutar de suas loucuras.

   Por Luana Thums.

sábado, 9 de julho de 2011

Apresentação

 Somos o grupo 3, turma 302 da Escola Elisa Tramontina. Criamos esse blog para um trabalho proposto pela professora Marina no mês de Junho de 2011. 
 Pretendemos apresentar os principais inventos e inventores dos séculos XIX, XX e XXI. Os posts aqui são escritos pelos seguintes alunos: Luana, Lucas, Jocimar, Marceli e Rafael.
 A professora Marina irá avaliar o conteúdo dos textos e pesquisas feitas pelos integrantes do grupo, na matéria de física.
 Esperamos que esse blog possa trazer conhecimento e esclarecer algumas dúvidas aos leitores interessados sobre o tema. Sejam bem-vindos!

Por Marceli Franceschi.