Thomas Alva Edison (11 de Fevereiro de 1847 - 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos EUA que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Entre eles, podemos encontrar o “fonógrafo”.
O Fonógrafo é um sistema de gravação e reprodução inventado em 1857. O fonógrafo foi o primeiro aparato capaz de registrar sons em cilindros de papel, metal ou cera. se assemelhando ao fonoautografo.
O aparelho consistie em um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estranho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
Thomas Edison trabalhou nesse projeto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho" e reproduzia-a.
Apesar de ter sido desenvolvido por Edison como um equipamento para o registro da voz falada, o Fonógrafo foi rapidamente adotado como meio para registro musical, abrindo possibilidades ainda não existentes para o registro da música popular pelo Mundo.
Por Marceli Franceschi.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%B3grafo
http://www.infopedia.pt/$fonografo
Por Marceli Franceschi.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%B3grafo
http://www.infopedia.pt/$fonografo